Home Home Segurança e Networking
Consultoria - Soluções - Treinamento

 Home

 Soluções
Segurança
Consultoria
Service Assurance (OSS)
Revenue Assurance (BSS)

 Referências Tecnológicas
Aktavara
Aladdin
Axiros
CarrierCall
Polystar
Pluricore
SubexAzure
Telcobill
Visonys
TAI

 Parceiros
Cadastro de Parceiro
Login

 Quem somos
Colaboradores
Localização
Envie Email
Livro de Visitas

Segurança de Informação

 

A segurança da informação é especialmente importante nos dias de hoje devido ao crescente número de fraudes causadas por pragas eletrônicas derivadas da Internet ou partindo de dentro da rede corporativa.

 

Para tentar minimizar estas fraudes e demais problemas causados por estas pragas, recorre-se a soluções como Autenticação Forte e Proteção de Conteúdo da Informação.

 

Diversas técnicas podem ser usadas e vamos mencionar apenas algumas delas:

- uso de certificação digital,

- uso de dispositivos de gereção de chaves e armazenagem criptográfica.

 

O que é cada uma destas técnicas

 

A Certificação Digital se baseia no uso de Criptografia de Chaves Públicas, que por sua vez usa Criptografia Assimétrica, técnica esta desenvolvida há mais de 20 anos. Com a certificação digital pode-se imaginar um mundo onde a possibilidade de alguém se passar por outra pessoa, seja assinando um documento ou email, seja autorizando uma compra na Internet, seja se autenticando em um sistema computadorizado, é drasticamente reduzida, a ponto de quase atingirmos uma tranqüilidade muito grande em nossas vidas pessoal e profissional.

 

Cifragem e Deciframento

 

Em geral, os dados (sejam textos, fotos ou vídeo) são armazenados ou representados de forma clara. Isto é em geral chamado de Texto Aberto. O método pelo qual transformamos este texto claro em algo que esconda sua substância chama-se cifragem. Criptografar um texto aberto resulta em algo incompeensível chamado texto cifrado. O processo de reverter o texto cifrado em um texto aberto chama-se deciframento.

 

Nota: Alguns usam termos como “encriptar” e “decriptar”. Prefira criptografar e descriptografar.

 

Criptografia

 

A Criptografia é a ciência de usar a matemática para cifrar (criptografar) e decifrar (descriptografar) os dados. Com a criptografia você pode guardar seus dados sensíveis de maneira segura ou transmití-los pela Internet evitando que eles sejam lidos por qualquer diferente do destinatário da informação. A Criptoanálise é a ciência que congrega o conjunto de técnicas e métodos para a decifração de informação segura. Ambas, a criptografia e a criptoanálise, constituem a Criptologia.


Chaves Públicas

 

Podemos mencionar 2 tipos de criptografia: simétrica e assimétrica. A simétrica (ou seja, a mesma chave ou senha é usada nos processos de cifragem e deciframento), muito rápida e fácil de implementar para aplicações que não envolvem movimentação eletrônica de dados, é porém muito complexa para implementar uma solução segura para a transferência de dados. Devido a este inconveniente, a assimétrica se mostrou mais adequada ao uso em sistema de comunicações digitais.

 

A Criptografia de Chaves Públicas é então um sistema assimétrico (introduzida em 1975) que usa um par de chaves: uma chave pública, que criptografa os dados, e sua correspondente chave privada ou secreta, para descriptografar. Publica-se então a chave pública para o mundo e mantém-se secreta a chave privada.

 

O sistema de chaves públicas mais famoso e usado é o denominado de RSA, que se baseia no fato de que é fácil gerar 2 números primos bem grandes porém é muito mais difícil fatorar o resultado e com isto quebrar o código.

 

Assinaturas Digitais

 

Os negócios necessitam de assinaturas e até que as comunicações eletrônicas forneçam um processo equivalente à assinatura escrita, eles não podem substituir o transporte físico de documentos, cartas, contratos, etc.

 



Para obter maiores detalhes entre em Contato conosco ou visite o sítio do ITI.


Principais Soluções

Autenticação Forte
Segurança de Conteúdo
Segurança de Servidores Web
Análise de Desempenho
Gerência FCAPS
Inventário de Redes 3G
Serviços Gerenciados
Análise e Gerência de Contas
Detecção de Fraude
Mediação e Billing
Maximização de Receitas
© 2006 Free Consulting. All rights reserved.